O Coronelismo do Século XXI


Mobilização em dia de votação na Câmara Municipal

Saiu hoje no jornal O Fluminense: "Vereador de Maricá diz que foi ameaçado de morte."

O vereador Luciano Rangel Jr (PSB), atual vereador e Presidente da Câmara Municipal de Maricá, registrou, na 82ª DP, um pedido de quebra de sigilo telefônico, para comprovar suposta ameaça de morte: “Recebi telefonema do prefeito me ameaçando e a minha família de morte”, disse, acrescentando que pedirá proteção policial.

Segundo Luciano Rangel, ainda há outra ameaça que lhe foi feita pelo atual vereador Uiton Viana Filho (PSB), o júnior do vice-prefeito Uilton Viana. Esta ameaça, por incrível que pareça, foi confirmada pelo vereador "Uiltinho" (a turba se acha tão dona do poder que, até crime é anunciado nos alto falantes)!

Como sempre, Quaquá deu uma declaração onde qualifica Luciano Ragel como "brincalhão" e garantiu que não ameaçou ninguém.

O fato é: verdade ou não, Maricá continua um feudo. Há anos, as mesmas famílias passeiam pelo poder público, achando-se donas da cidade.

Quase dá pra desenhar o cenário que nos bate à porta: comprovadas as denúncias contra o prefeito pato, se houver afastamento do cargo, por Impeachment ou prisão, o vice-prefeito não assumiria, uma vez que está afastado de sua posição, sobrando o cargo, para Luciano Rangel, atual presidente da Câmara.

Maricá teria pelos próximos dois anos, Luciano Rangel na prefeitura.

Tudo é hipótese, mas, tudo é possível; afinal, em política, até cavalo voa!

De verdade, Maricá precisa passar por um processo de renovação total. O povo tem que acordar e parar de votar em pessoas de dentro deste círculo vicioso!

Nossa vitória contra a candidatura de Zeidan (esposa de Quaquá) foi um marco! A madame saiu envergonhada de uma campanha onde se gastou muito dinheiro do povo, onde se via a compra de votos descarada espalhada pela cidade e muita boca de urna.

No frigir dos ovos, o povo deu um sonoro não! Para Zeidan, a tecla verde não funcionou para ela, no dia das eleições.

É este o comportamento que temos que seguir. Precisamos começar a dizer não aos políticos de carteirinha; às velhas figuras que já estão cobertas de mofo de tanto tempo ocupando cargos, sem nada contribuírem para o avanço da cidade.

Na Região dos Lagos, Maricá é a cidade mais atrasada. Não somos nós os motivadores do atraso e sim as engrenagens enferrujadas da política que não se renova!

No Brasil, filho de pobre vira pobrezinho, porque filho de político, vira "politiquinho"! Nesta cidade e, por todo o país, filho de vereador é "vereadorzinho"; filho de prefeito, "prefeitinho". Temos que acabar com isso! Cargo eletivo não é herança! Somos nós que votamos, podemos mudar isto tudo!

Espero, de verdade que Maricá caminhe no rumo certo, mas, de uma coisa tenho certeza, quem vai mudar esta cidade, somos nós, com nossas atitudes, nossa cidadania e nossa presença!

Nas urnas, esqueçam os filhinhos dos políticos, suas esposas... se o nome for tradicional, deletem! É preciso votar um gente nova; gente com capacidade, formação, conteúdo e propostas reais.

Quanto aos filhos, mulheres, cunhados, papagaios ou o que quer que sejam da política antiga, é só ignorar; principalmente porque esse povo já encheu demais os bolsos e, depois de viciados com a corrupção, sempre querem uma dose mais forte.

Sinto que Maricá está no rumo certo; o povo acordou e já se mobiliza. O pior anti-vírus contra a corrupção é a participação consciente do povo, na política.

No mais, os casos de polícia, a própria polícia resolve. Cada um com sua competência.

A nossa, já estamos exercendo. A frase abaixo, foi dita por Tancredo Neves, mas, continua atual, como as notícias frescas dos jornais de hoje:

"O Brasil dos nossos dias não admite nem o exclusivismo do governo nem da oposição. Governo e oposição, acima dos seus objetivos políticos, têm deveres inalienáveis com o nosso povo." Tancredo Neves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um hino

Nós podemos fazer mais!

Não confie em homens de terno e gravata