Chegou a nossa vez...


Quantas vezes você gosta de ouvir a mesma história?

Pode ter graça ou ser catastrófica quando contada, pelos menos, até três vezes, depois disso, vira deboche.

Não sei, francamente, o que impede o Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de tomarem providências efetivas a respeito deste mosquito que tanto consome nossa atenção no verão.

Há tempos não vejo agentes de saúde fazendo prevenção da Dengue nas casas e, há muito muito tempo, não ouço o som dos carros fumacê que passavam espalhando veneno, para tentar minimizar a infestação do Aedes Aegypt.

O Governo federal só toma providências quando surge, através da Imprensa, alguma notícia tenebrosa com relação à doença, já esperada pelos cidadãos, como criança que espera Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. Neste caso, Papai Noel tem pernas longas, pintadinhas e existe!

Li no Portal Terra, uma notícia sobre o alerta do Ministério da Saúde para uma espécie de Dengue que já não era registrada há, pelo menos, 28 anos: Dengue tipo 4.

Ficamos à mercê do aparecimento da doença, para que os governos resolvam se mexer.

Já sabemos que o mosquito da Dengue pode transmitir, inclusive outras doenças. Sabemos o período no qual ele ataca; sabemos que, em alguns casos, a doença é mortal; conhecemos o ciclo da existência da larva até o mosquito... GENTE, PRA PESQUISADOR ISSO É TUDO!

O que falta para a FIOCRUZ ou o Instituto Butatã, referências em pesquisa, neste país, criarem, a partir de dados tão concretos, uma vacina que proteja a população desta doença?

O que falta para que descubram uma forma eficaz de erradicar este mosquito?

Estou pensando em criar um sapo e duas rãs. Não gosto do aspecto destes anfíbios, mas, pelo menos, eles não transmitem Dengue e ainda comem as larvas.

Talvez uma cinco lagartixas também ajudem a manter minha casa livre.

Agora, tem uma parte que só nós podemos fazer, que é a prevenção dentro de casa.

De que adianta eu manter minha casa sem água parada, virar os cascos de cabeça pra baixo, colocar areia nos pratos de plantas e cloro na piscina, se meu vizinho não faz a mesma coisa? Que eu saiba, mosquito da Dengue não aperta campainha e não bate na porta, é mau educado e invade mesmo!

O mosquito do quintal do meu vizinho vem feliz da vida picar minha perna, mesmo que eu tome todas as providências contra sua existência.

Por isso, além de cobrar (e temos o dever de fazê-lo), chegou a nossa vez de colocar este mosquito pra correr! Cada um fazendo a sua parte, diminui a incidência do sanguinário e, nos dá mais autoridade para cobrarmos o justo cuidado das autoridades sobre a devida prevenção, em nosso país.

Comentários

  1. Deyse, parabéns pela matéria. Mas, você já entrou no saguão da prefeitura de Maricá e ficou sentada na fila de espera? Vai ser picada por mosquitos. Os funcionários trabalham matando pernilongo e a gente vê nuvens de mosquitos sobre as lixeiras. Deve ser o valão que fica ao lado da prefeitura... Que vergonha, Quaquá não se importa nem com os seus arrecadadores de impostos, que assim arrecadam menos. Esperemos que não dê um surto de dengue que faça a prefeitura fechar por falta de funcionário!

    ResponderExcluir
  2. A dengue é realmente um problema grave e nacional, todos devem fazer sua parte para evitar a reprodução e o nascimento desses mosquitos. Meu nome é Marcelo Mesquita e tenho um blog jornalístico que eu estou desenvolvendo com meus colegas de faculdade. Faça uma visita, deixe seu comentário e se gostar, siga:
    http://duo-postal.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Este espaço é seu! Envie seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Um hino

Nós podemos fazer mais!

Não confie em homens de terno e gravata