O Rio de Janeiro continua indo...


É difícil ver na TV a guerra urbana que tomou conta do Rio de Janeiro. 

Apesar de difícil, infelizmente, tornou-se necessessário. A cidade abandonada aos traficantes, adormeceu, enquanto cresciam as favelas, a corrupção e o tráfico de armas e drogas. 

No tempo em que o Rio dormiu, o crime cresceu e, quando as autoridades acordaram, o que poderia ser controlado pelas Polícias Militar e Federal, agora virou operação de guerra, com blindados da Marinha e todo o efetivo policial do Estado, incluindo o BOPE, concentrado na Penha.

Imagino as famílias que moram nas comunidades, seu desespero. Entregues à violência dos traficantes, viram alvo de qualquer bala, até mesmo a bala que deveria atingir os bandidos.

Imagino as crianças deitadas no chão, olhos arregalados, cheias de medo e sem culpa.

De outro lado, vejo uma população assustada, obrigada a conviver com a queima de ônibus, carros, motos; arriscando a vida para ir e voltar do trabalho.

O efetivo policial enorme, não dorme; não há descanso, ou estaríamos irremediavelmente perdidos.

Enquanto perseguem os traficantes, arriscando suas vidas, deixam outra parcela da população com o coração aos pulos: os pais e os parentes que não sabem se os verão de novo, quando toda esta loucura acabar.

Ah, onde foi parar a Cidade Maravilhosa? O chorinho virando pranto e desespero. Mulheres desesperadas, debruçadas sobre seus mortos. Isto é ou não, uma guerra?

Ousados, os bandidos ameaçam atirar contra os prédios, contra carros importados, qualquer um que pareça ter uma vida confortável, em retaliação ao ataque feito a eles.

Deus nos guarde de algo assim. Deus cuide das crianças e dos cidadãos de bem e que Ele mesmo torne as frágeis paredes das casas de comunidade revestidas de uma couraça que dê aos moradores, segurança.

Que nenhuma bala ache inocentes e que este pesadelo acabe, para o bem de todos e restabelecimento da ordem, tão necessária para a vida humana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um hino

Nós podemos fazer mais!

Dieta de 21 Dias